domingo, 11 de novembro de 2012

 TOP 5 DE PARATY


Gente amiga, no feriado passado estive em Paraty, na companhia dos meu par e pais, e colhi várias dicas bacanas para compartilhar aqui no blog com vocês, leitoras queridas. A última vez que estive em Paraty ainda era praticamente uma adolescente! Fui com meu par mesmo, namorinho relativamente recente e, provavelmente, mandei algum caô esperto para meus pais para poder ir hahahahaha. Não achei que mudou muita coisa e que bom que foi assim! A gente não deve interferir muito no que já é lindo! Paraty é um lugar onde a natureza mostra todas suas facetas, as ruas do centro histórico são calçadas por pedras irregulares, conhecido como pé de moleque, vestígios do ciclo do ouro e café. Bem mais bucólica que Tiradentes (já fiz um post AQUI), Paraty revela uma mistura de gente super peculiar e interessante: caiçaras, franceses (muitos!), espanhóis, argentinos, campistas (oi? haha), paulistas, tudo isso eu vi por lá!
Selecionei 5 programas imperdíveis em Paraty. Vamos a eles??


1 - JANTAR NO BANANA DA TERRA - sem dúvida, o melhor restaurante de Paraty. Fomos logo no primeiro dia e nada superou essa experiência. Muito bom!! Invista nos frutos do mar e não vai se arrepender, aposto. Eu optei pelo carro chefe da casa: peixe em crosta pimenta limão e risoto de palmito. É de virar os olhinhos. A pimenta limão só dá aroma, não arde nadinha e o risoto é muito gostoso. O prato da minha mãe eu simplesmente amei (óbvio que dou uma tascada!). Camarões com vinho do porto. Alegria na certa, não tem erro (confesso que fiquei com um olho compridíssimo hahahaha). De entrada não deixe de experimentar a panelinha de siri catado!! Gente, essa é de tirar o fôlego de tão bom (raspei até o fim)!! Culinária de primeiríssima, voltaria um zilhão de vezes!! O preço é salgadinho tá gente amiga (média de R$ 60,00 a R$ 70,00 reais o prato. O couvert é opcional)

MEU PRATO: ÓTIMA PEDIDA!
 ENTRADINHA DE SIRI CATADO: DELÍCIA!!

TAMBÉM PEDIMOS LULA DE ENTRADA: ESTAVA BOM MAS FOI A OPÇÃO MAIS FRAQUINHA 
 COUVERT: OS PÃES SÃO ÓTIMOS!!
 PRATO DA MINHA MÃE: CAMARÃO COM MOLHO DE VINHO DO PORTO. ACHEI FANTÁSTICO! ESSA FOTO NÃO É MINHA TÁ GENTE AMIGA? A QUE EU TIREI FICOU PÉSSIMA!

 O AMBIENTE


2 - COMER UM CEVICHE, BEBER UMA CAIPIRINHA E TOMAR UM BANHO DE CACHOEIRA NO RESTAURANTE LE GITE D' INDAIATIBA - gente amiga, eu simplesmente amei essa pousada/restaurante! Explico: o lugar fica localizado a 16 Km de Paraty, subindo a serra da Bocaina, bem no meio da Mata Atlântica!! Mais parece que você viajou para outro lugar, em questão de minutos. O verde está por todo o lado associado ao charme que o lugar inspira. Ao chegar, você é recepcionado pelos próprios donos do estabelecimento: um francês e uma mineira super simpáticos e atenciosos. Por lá, a pedida é o ceviche que foi preparado de uma maneira surpreendente: eles usam frutas na composição do prato. Fica uma delícia e super leve. A caipirinha também me pareceu uma boa pedida (vi os demais clientes pedindo), embora a gente tenha optado pelo prosecco. Depois disso, você DEVE desfrutar de um banho delicioso de cachoeira que passa às margens da pousada e fazer uma sauninha (se vc for ao restaurante, leva esse brinde dos deuses)!! Olha, esse mergulho lavou a nossa alma! Uma delícia!! Ficamos tanto tempo por lá que acabamos almoçando. Como o proprietário é francês, optamos pelo boeuf a bourguignon. Estava bom, mas de uma próxima vez arriscaria outra coisa. Um peixe talvez.

O CARDÁPIO (OS PRATOS SERVEM DUAS PESSOAS)
 O AMBIENTE
 O CEVICHE É DELICIOSO!!! ESSES PÃES CASEIROS TAMBÉM!
 POR AQUI ROLA UM AR CULT MUITO BACANA!
 LUGAR LINDO E COM UM VISUAL IMPRESSIONANTE
 DE SOBREMESA, BANANA FLAMBADA NA CACHAÇA É UMA BOA PEDIDA
 ESSES SÃO OS DONOS DO LUGAR. MUITO ATENCIOSOS, FAZEM DO RESTAURANTE UM AMBIENTE SUPER AGRADÁVEL E INTIMISTA.

 ACESSO A CACHOEIRA
 DA SAUNA DÁ PARA CONFERIR ESSE PARAÍSO
 ALGUÉM SE ACABOU AÍ? HAHAHAHAHAHA
 DELÍCIA DE TARDE!

3 - COMPRAR UMA GARRAFA DA CACHAÇA MARIA IZABEL "OURO"- Paraty é cheia de lojas dedicadas a venda de cachaças, afinal haviam mais de cem alambiques de aguardentes em atividade em Paraty no século XIX . A mais famosa e badalada é a Maria Izabel. Por mais que você não goste (é uma bebida beemmmm forte) vale a pena trazer uma garrafa dessa tradição. Daí, quando você servir aquela feijoada esperta na sua casa, não vai faltar pretendente para degustar! Eu tratei de garantir a minha. Custa, em média, R$ 70,00.


4 - ALUGAR UM BARQUINHO PARA CHAMAR DE SEU E FAZER UM PASSEIO PELAS ILHAS- esse passeio é imperdível gente amiga! Tem que fazer. As praias e ilhas de Paraty são deslumbrantes e vale muito a pena conhecer tudinho! Peça ao marinheiro para parar num lugar bem bacana (nós paramos na frente da casa de Amyr Klink hahahaha) e se joga naquele mar azul de ondas calmas: é revigorante!







5 - ATICE SUA CURIOSIDADE - aprecie com calma a bonita arquitetura, entre em todas as ruelinhas possíveis, compre um artesanato típico (Arte Brasil tem coisas lindas), dance uma música no Paraty 33 (o bar mais badalado de Paraty), coma um peixe à brasileira no restaurante do Hiltinho e depois um quebra queixo na esquina de qualquer rua, tome um trago de Maria Izabel, observe o jeito dos estrangeiros, dos índios, enfim, PERMITA-SE! Eu não me canso de dizer: o Brasil é um país espetacular!!






 SEGUE A DICA!

3 comentários:

Anônimo disse...

Paraty é realmente encantadora. Fomos recém casados e sempre planejamos voltar para mostrar a nossa filha. Tudo lá é delicioso, as ruas, as cachoeiras, as pousadas, os passeios de barco..realmente imperdivel. Não apreciei tanto a culinária como vc, mas já vi que vc gosta dessa tal de culinária. Eu já sou meio preguiçosa para fazer, mas adoro conhecer, rs.
Beijinhos
Aline

Anônimo disse...

Passeio lindo. O lugar é encantador e a companhia nem se fala....
Ana

BLOGALUIZA disse...

Que legal Aline! Super romântico o lugar da sua lua de mel. Já percebeu que eu curto culinária né?? Adoro fazer e principalmente comer hahahahaha! Adoro experimentar pratos diferentes. Beijo