quinta-feira, 5 de julho de 2012

BATATA RECHEADA COM BACALHAU


Gente amiga, hoje compartilho com vocês essa receita delícia que faço sempre aqui em casa. É uma batata recheada com bacalhau que fica um espetáculo. Para acompanhar, legumes cozidos, passados na mateiga. Vocês não tem idéia de como isso fica bom. Pode testar aí e depois me digam. Vamos a receita?

INGREDIENTES:

6 ou oito batatas bem grandes (depende de quantos convidados vc vai receber)
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
salsa e cebolinha
azeitonas pretas
cebola
alho
azeite
5 ovos
1 pedaço de bacalhau salgado
pimenta do reino
sal
manteiga
requeijão
creme de leite
mostarda
molho de tomate (gosto daquele natural, no vidro)
queijo parmesão
farinha de rosca

MODO DE PREPARO

Coloque o bacalhau para dessalgar (eu troco a água umas 5 vezes e coloco a bacia dentro da geladeira). Tire a espinha e a pele. Se ainda estiver salgado, coloque para ferver um pouco. Desfie o bacalhau (não precisa ser muito pequeno!) e reserve.
Coloque as batatas para cozinhar (não podem ficar moles demais! Espete um garfo e quando quando conseguir chegar ao centro da batata, está no ponto). Faça buracos nas batatas com uma colher pequena. Você precisa retirar o miolo com cuidado para que a batata não desintegre. Vá raspando, raspando, os fundos e os lados. Também não deixe uma camada muito fina de batata, caso contrário, não dará certo.
Numa frigideira grande, coloque uma quantidade generosa de azeite (quando digo generosa, é bastante mesmo! O bacalhau desfiado precisa ficar molhadinho). Refogue uma cebola grande inteira e uns 3 dentes de alho picadinhos. Jogue o bacalhau desfiado, os pimentões vermelho e amarelo (eu não coloco os pimentões inteiros. Corto apenas um pedaço de cada um, um gomo mais ou menos. Coloque a azeitona picadinha, sem caroço (a quantidade de azeitona depende de quanto vc curte esse ingrediente). Acrescente um pouco (umas 3 colheres cheias) de creme de leite fresco (pode ser o comum também), 2 colheres cheias de requeijão, uma colher pequena de mostarda, uma colher grande de molho de tomate, um punhado de queijo parmesão. Acrescente um pouco de leite até fazer um pouquinho de molho (não pode fazer caldo!). Regule sal e pimenta. Acrescente a salsa e a cebolinha e deixe cozinhar um pouco a mistura. Por fim, amasse um ovo cozido inteiro e acrescente.

Coloque as batatas em um tabuleiro grande, unte-as (por dentro!) com uma camada generosa de manteiga (geralmente faço isso com o dedo) e coloque o recheio de bacalhau (procure não colocar muito caldo pois a batata ficará mole). Salpique um pouco de farinha de rosca por cima ou de queijo parmesão e coloque no forno para gratinar.

Na mesma frigideira, coloque um pouco de azeite e manteiga e refogue legumes já cozidos (não deixe os legumes muito moles). Sirva e espere os elogios!

ALGUNS INGREDIENTES!
COMO AS BATATAS DEVEM FICAR


EU REFOGUEI BRÓCOLIS, CENOURA E CEBOLA!
      EU AMO ESSA LOUÇA DE ONÇA. É VISTA ALEGRE
NHAM NHAM

6 comentários:

Anônimo disse...

Humm, tudo muito lindo e apetitoso...anotei a receita para eu praticar, rs. bjos. Amo bacalhau!
Aline Almeida

Tiana Caetano Strauss disse...

Já tive a sorte de provar essa gostosura mais de uma vez, é realmente muito , muito bom! Adoro o arroz de amêndoas que vc faz pra acompanhar e adorei um dia que tinha vagem na manteiga tb. Tudo delícia!!

BLOGALUIZA disse...

Tenta mesmo Aline! Também amooo bacalhau!!
Beijocas

BLOGALUIZA disse...

Tianinha linda!
Beijo lu

Anônimo disse...

Que legal, Ana!!!
Vou tentar aqui em casa, amo bacalhau!
Parabéns pelo blog super fofo!
Isabel Maia Ferreira

BLOGALUIZA disse...

Obrigada Isabel! Você, como sempre, muito gentil. Volte sempre!
Beijos