COMO PLANEJAR SOZINHO UMA VIAGEM INTERNACIONAL
Oi gente amiga, ontem estava conversando com minha vizinha sobre como organizar uma viagem por conta própria e e pá: tive essa idéia de post! Sim, eu costumo elaborar todo o meu plano de viagem e isso compreende, dentre outras coisas, reservar hotéis, tratar aluguel de carro, comprar ingressos antecipados, delinear trajetos nos mapas, contratar passagens aéreas, seguros de viagens etc. Quando você tem essa disposição (dá trabalho!), a viagem fica totalmente personalizada pois ninguém melhor do que você mesma para fazer TODAS as escolhas que estão envolvidas num passeio longo. Além disso, você economiza consideravelmente e evita qualquer tipo de surpresinha desagradável como, por exemplo, longos tempos de espera em aeroporto entre uma conexão e outra, hotéis que não sejam do seu agrado, guias enjoados falando o tempo todo no seu ouvido. Bom, mas vocês devem estar se perguntando: como faço para dar o pontapé inicial do meu plano de viagem?
PRIMEIRA DICA: definir o tempo que você pretende passar lá fora;
SEGUNDA DICA: olhar o mapa do país ou países que você pretende conhecer. A primeira coisa a saber é se a sua idéia é viável, diante da quantidade de dias que você dispõe. Explico: se você quer fazer um passeio calmo, conhecendo a fundo a cultura e os lugares da região, sugiro que você opte por um ou dois países, no máximo, caso contrário, você ficará como um cigano para baixo e para cima e acabará, por certo, deixando de vivenciar experiências agradáveis nos locais onde passou. Outra: os países devem ser próximos, ou vizinhos pois se assim não forem, provavelmente, você perderá muito tempo dentro de aeroportos e/ou trens (isso ninguém merece!). Se o seu passeio está voltado para a Europa (suspiros de inveja de você) pegue o mapa do continente e verifique as vizinhanças. Portugal é o primeiro e faz vizinhança com a Espanha, então, você pode traçar uma rota que inclua esses dois países, tranquilamente (isso vai requerer um número mínimo de dias). A Espanha também faz vizinhança com a França e essa última está colada com a Itália, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Suíça, vamos conferir o mapa:
TERCEIRA DICA: Se você já escolheu o país ou países que pretende visitar, está na hora de você começar a pensar no deslocamento. Como chegarei de um lugar a outro? Do Brasil para Europa, por exemplo, só de avião mesmo. Faça simulações nos sites das principais companhias aéreas, alterando os dias (dependendo do dia em que você escolher, a passagem pode ficar muitoooo mais barata!). Sugiro que você chegue por uma grande capital, exemplo: Lisboa, Madri, Paris, Roma etc. Isso também irá baratear a viagem. Eis os sites das principais companhias aéreas:
Simulação: voo de ida e volta para Roma, Itália (saindo do RJ), pela Alitália em 09 de setembro e retornam dia 01 de outubro, na classe econômica (sem conexões!), por R$ 4.432,68.
Ao passo que se o casal optar por ir em 02 de setembro e retornar 22 de setembro, eles terão que desembolsar R$ 6.534,10. Uma diferença bem significativa não é mesmo? Veja em
Já descobriu um jeito de chegar a europa mais em conta? Agora me diga...como você irá se deslocar lá dentro?
Aqui, mais umas dicas. Dentro de um mesmo país sugiro o deslocamento através de carro alugado, desde que o trajeto não seja imenso (isso pode ser muito cansativo). Mais de 4 horas por dia dentro de um carro, tô fora. Você pode ir "quebrando" a viagem pelo caminho, pernoitando uma ou duas noites em lugarzinhos agradáveis. Nesse momento, sugiro o seguinte: abra o google maps e clique em "como chegar". Daí você joga o lugar em que você estará, por exemplo, Lisboa/Portugal e o lugar em que você pretende ir, exemplo, Porto/Portugal. O google te dirá quanto tempo, de carro, durará o trajeto. De Lisboa a Porto, por exemplo, são 3 horas, veja:
Eu, por exemplo, na minha última viagem tracei o seguinte trajeto: lisboa-cascais-sintra-coimbra-mealhada-douro-porto. Aluguei um carro e, obviamente, dormi em alguns desses lugares, no caminho.
Para aluguel de carro, sugiro: Europcar e Avis. Veja os sites:
Se o destino ficar muito longe, o que inviabiliza o percurso por carro, você pode optar por ir de avião (dá para comprar tranquilamente a "pernada" nos sites das companhias) ou de trem.
Quando o trem não compensa?
Quando a viagem entre os dois destinos ficar longa demais ou em trechos nos quais você queira conhecer os lugares em que vai passar com calma.
EXEMPLOS DE TRAJETOS DE TREM:
Londres-Paris: 3he15min. Custa entre 43 a 117 euros
Paris-Barcelona: 1he42min. Custa entre 60 a 433 euros
Gênova-Nápoles: 6horas. Custa entre 130 a 176 euros
Lisboa-Barcelona- 15he40 min. Custa 160 a 390 euros
Marselha-Monte Carlo- 4he 10min. Custa entre 59 a 84 euros
"Passe" e "passagem ponto a ponto" de trem, diferenças:
O passe te permite circular livremente por determinada região em um determinado período (recomendado para viagen longas e/ou com múltiplos trajetos)
A passagem ponto a ponto te levará a um único destino.
Defina o tipo de viagem que você pretende fazer para ver se vale a pena um ou outro.
QUARTA DICA: o verão na europa ocorre nos meses de junho, julho e agosto. Nesses meses, os europeus estão viajando pelo país e tudo fica muito mais caro e lotado. Assim, opte por setembro e/ou outubro, início de outono por lá. O clima estará ótimo e tudo mais vazio.
HEMISFÉRIO NORTE | HEMISFÉRIO SUL | ||
Primavera | março, abril e maio | setembro, outubro e novembro | |
Verão | junho, julho e agosto | dezembro, janeiro e fevereiro | |
Outono | setembro, outubro e novembro | março, abril e maio | |
Inverno | dezembro, janeiro e fevereiro | junho, julho e agosto |
QUINTA DICA: Se você pretende conhecer algum monumento histórico em específico, sugiro que pesquise com bastante antecedência na internet. Explico: em alguns monumentos, você não encontrará postos de venda de ingresso na hora. Assim, se você não comprar o bilhete antecipado, não terá a oportunidade de conhecer. Alhambra, em Granada/Espanha, é um desses exemplos. Eu tive que mudar toda a minha viagem de última hora pois não encontrei bilhete para o dia em que programei ficar na cidade. Depois, deu tudo certo mas me deu um bom trabalhinho. Procure se informar antes, caso você faça absoluta questão de conhecer algum lugar em específico, como foi o meu caso.
Para comprar seus bilhetes para conhecer Alhambra, por exemplo, clique em http://www.ticketmaster.es/nav/landings/es/mucho_mas/entradas_alhambra/index.html
SEXTA DICA: bom, está na hora de você começar a pensar nos hotéis não é mesmo? Sugiro mais uma vez a ferramenta google maps. Coloque nos termos de busca hotéis. Daí você verá um monte de pontinhos vermelhos sinalizando todos os hotéis da região. Coloque a setinha do mouse em cima, que ele logo apontará o preço da diária. A partir daí, selecione algum bairro gostoso, monumento histórico, shopping ou algum ponto específico que você deseje ficar próximo e comece a verificar as opções (aqui vale trocar uma idéia com quem já viajou!). Sugiro também outra dica: vá no site da decolar e procure pelos hotéis 5 estrelas. Veja onde eles estão localizados (geralmente são os pontos mais descolados da cidade). Procure hotéis mais baratos, próximos desses 5 estrelas, é certeiro! Nas cidades do interior, sugiro que você procure ficar próximo ao centro histórico da cidade pois isso evita deslocamentos desnecessários. Algumas cidades possuem ruas extremamente estreitas o que inviabiliza o acesso de carro. Em sevilha, por exemplo, é impossível ficar no centro histórico com carro alugado. Se você optar por ficar no centro dessa cidade, deverá agendar a entrega do carro. Foi assim que fizemos.
SÉTIMA DICA: faça suas reservas através de um site confiável. Eu faço tudo pela Decolar e acho o serviço deles excelente. Muitas diárias podem ser parceladas e tudo sempre funcionou muito bem para mim. Veja o site: http://www.decolar.com/
FIQUE ESPERTO: para evitar problemas, antes de sair do Brasil, envie um email para o hotel, checando a sua reserva. Isso evita dissabores.
OITAVA DICA: faça uma pasta com o roteiro cronológico da sua viagem, com todo seu itinerário, incluindo horários, dias em cada cidade, o que você pretende fazer em cada uma delas, documentos necessários e, principalmente, imprima as rotas de carro que você pretende fazer. Seu GPS pode te deixar na mão em algum momento! Ande com tudo organizado e em mãos.
NONA DICA: providencie o seguro de saúde https://www.mondialtravel.com.br/ProductQuoteResult.aspx?ProductID=MAER&SaleAgent=1001&gclid=CKCCzNWF4LACFUyb7Qod-BZr2A e se informe acerca das exigências para dirigir automóveis no local de seu destino.
DÉCIMA DICA: Muito cuidado a todo momento. Quando estamos viajando, somos tomados pela euforia e ficamos mais dispersos. Por isso, tenha atenção ao atravessar ruas, ao dirigir em vias complicadas, com o tipo de combustível que você deve colocar no carro, com a necessidade de estar portando passaporte quando ultrapassar fronteiras entre países (importante se vc estiver de carro), com a segurança de seu passaporte, com os documentos do aluguel do carro, com o isolamento de alguns lugares, com a câmera fotográfica (não é só no Brasil que ocorrem furtos e roubos!) e tudo o mais.
UFA! DEPOIS DISSO TUDO, É SÓ CURTIR ESSA GRANDE EMOÇÃO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário