quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CENAS DE UM RISOTINHO DE DOMINGO

Oi gente amiga! Hoje vou mostrar para vocês o almocinho que fiz para os meus pais no domingo. É que eles ficaram com muita vontade de comer aqueles camarões flambados na cachaça e eu me vi obrigada a mostrar para eles como era bom. Mas não vou falar dessa receita novamente! Servi os camarões de entrada e, depois, preparei um risoto esperto para alegria de todos. É um prato delicioso, relativamente simples, mas um pouco difícil de achar o ponto certo. O ideal, seria um vídeo mostrando tudo hahahah (quem sabe um dia?). A bem da verdade, vou confessar uma coisa para vocês: a minha "culinária" é feita de intuição. Explico: eu não sou chegada a seguir receitas, então fica bem difícil transmitir para vocês, a quantidade precisa dos ingredientes que coloco. Eu provo umas mil vezes e vou regulando tudo, de acordo com o que eu acho na hora. Um pouco mais de pimenta, um bocadinho de sal, uma pitadinha de catchup e por aí vai entenderam? Mesmo assim, vou passar o básico do meu risoto de camarões para vocês! Vamos lá? 

PARA O RISOTO VOCÊS VÃO PRECISAR DE:
Sal
Manteiga
Vinho branco
Alho
Cebola
Mostarda
Catchup
3 tomates
Salsa e cebolinha
Manjericão
Alecrim, tomilho
Azeite
Arroz arbóreo
Camarões grandes frescos (não vale o congelado!!). Eu compro na Peixaria Vilamar. 1Kg do camarão cinza grande custa R$ 33,90, em média.
ENTRADA
 Com a "sobra" do azeite dos camarões feitos na cachaça (levou tomilho, alecrim), fiz um refogado com 4 dentes de alho e uma cebola inteira picada. Acrescentei mais azeite tá? Deixe refogar bem e acrescente os camarões já temperados com sal


Acrescente a salsa, a cebolinha, os 3 tomates (sem pele) picadinhos, um pouco de alecrim, um pouco de tomilho (vá sentindo), algumas folhas de manjericão, pimenta do reino, um pouco (meio copo pequeno) de vinho branco (eu não tinha, e coloquei prosecco!). Nessa fase você também pode colocar uma colher de catchup e uma colher de chá de mostarda (vai do seu gosto). Agora, o mais importante: coloque uma colher generosa de manteiga! Sim, nos camarões mesmo!! Depois de pronto, reserve. 
 Em outra panela, faça outro refogado com alho, cebola e bastante azeite. Frite o arroz arbóreo e agora a dica: retire o caldo dos seus camarões e jogue tudinho no arroz (só o caldo, os camarões não)!! Vá colocando mais água fervendo até o arroz ficar no ponto (cuidado para não ficar mole!). Coloque uma boa colher de manteiga, corrija sal, pimenta do reino. Quando o arroz estiver quase bom, acrescente os camarões e vá sentindo o sabor para ver se está a seu gosto. Eu não coloco queijo ralado pois acho que endurece a mistura. O segredo é a manteiga e o sal na medida. Outra dica: não deixe o caldo secar demais! O risoto deve ficar molhadinho!!
 Eu sirvo na própria frigideira, para que o prato não perca o calor! O risoto deve ser servido "pelando". Coloque o queijo parmesão na mesa para os convidados servirem individualmente
 Depois, sobremesa e licor vão muito bem!!
 Agora, um pouco de comédia! A farra do charuto hahahaha

2 comentários:

Tiana disse...

Muito bom a gente ler uma coisa sempre com um sorriso no rosto né? Cada post aqui eu leio assim. Ahhh!!! Aguardamos o vídeooooooo!!!!! Com direito a "oi bloguetes" e tudo!!!! Hahahahaha,vai ser muito massa. eixa que eu e Ully cuidamos da produção! kkkk

Anônimo disse...

Humm, me parece muito bom...até porque tudo de camarão para mim é suspeito. Amo.
bjinhos.
Aline A. de Azevedo