quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PÃO CAMPEÃO

Gente amiga, essa semana o blog focou nas receitinhas, não é mesmo? Vocês curtem esse tema? Bom, é que eu não podia deixar de passar a oportunidade de compartilhar com vocês a receita que eu mais adoro fazer nessa vida e que executei, mais uma vez, nessa quarta! Não é exagero, desde os 14 ou 15 anos que faço essa receita para minha família! A bem da verdade (meu par que não me ouça hahahaha), esse pão deveria ser chamado de "pão agarra marido" ou "pão prende namorado" ou "pão santo antônio"....sabem porque?  Ele é simplesmente infalível no quesito agradar. Sim, gente amiga, o pão campeão sempre foi unanimidade. Sem falsa modéstia, posso garantir: o seu gato, marido, peguete, namorado, na certa, vai te pedir em casamento ou renovar os votos com você hahahahahaha! Mas falando sério, é uma receita super simples, deliciosa e, além de tudo, preciso confessar: eu me sinto muito feliz em poder dizer que sei fazer PÃO, esse alimento milenar tão rico e saboroso. De fome eu não morro nunca! Vamos anotar a receita?

MASSA: 

Duas colheres de sopa cheias de fermento (esse fermento, vende na padaria Formosa e a gente compra por gramas. Eu peço 50 gramas)
Meia xícara de chá de leite morno
Uma pitada de acúcar (uma colherinha rasa e bem pequena)
Meia xícara de óleo
Um ovo inteiro ligeiramente batido
Sal
2 a 3 xícaras de farinha de trigo

RECHEIO

Você escolhe o de sua preferência
Nesse dia eu usei: um pouco de linguiça picadinha (portuguesa, vende no hortifruti), frita no azeite
Alcachofra em conserva picadinha
Tomilho
Orégano
Muçarela picadinha (sim, é assim que escreve)
Sal para temperar

OUTRAS SUGESTÕES DE RECHEIO: tomatinhos picados (não podem estar muito maduros), presunto, azeitona etc

PREPARO:

Coloque o fermento e dissolva-o no leite morno. Acrescente o ovo, óleo, açúcar, sal e misture os líquidos. Acrescente a farinha. Sove a massa. Se ficar molenga, vá acrescentando mais farinha até que a massa solte das mãos (eu costumo experimentar um pouco a massa para corrigir o sal). Acrescente um pouco de tomilho e orégano na massa. Deixe a massa descansar por quinze minutos. 
Abra a massa e coloque o recheio que já deve estar bem misturado. Feche a massa e pincele em cima com uma gema de ovo. Por cima, jogue um pouco de tomilho. Unte o tabuleiro com óleo e farinha, deixe o forno esquentar um pouco e coloque o pão para assar. 

ESSE É O FERMENTO QUE VOCÊ DEVERÁ USAR
 RECHEIO DE LINGUIÇA. MUÇARELA, ALCACHOFRA EM CONSERVA E TOMILHO
 O PONTO DA MASSA É SUPER IMPORTANTE
 DEPOIS DE DESCANSAR, HORA DE ABRIR
 HORA DE RECHEAR!
 PREPARANDO PARA FECHAR A MASSA
 FAÇA ASSIM
 JÁ PARA O FORNO!
 TCHAM TCHAM!
 HORA DE DEIXAR VOCÊS COM ÁGUA NA BOCA!
 OLHEM A FUMACINHA!! 
 SEGUE A DICA!



5 comentários:

Anônimo disse...

gente!!!!
vc faz esse pão há mtos anos mesmo!! deu agua na boca!!! saudade de vc e do PÃO CAMPEÃO!!
Fernanda chagas

Ully Aguiar Knust disse...

Depois dos bailes do clube de grussa era a melhor pedida!

Anônimo disse...

Hum que saudade do verão em Grussai comendo o pão campeão....

Delícia ! Faz um aí na sua casa pra nós, Lú. O seu jeitinho de fazer tem um toque especial.

bju nos zoin rs
Te adoro, flor.

Ana Clara Batista Aguiar.

Tiana disse...

Aahhhhhh......que saudade das tardes escolares ociosas (a gente não tinha dever de casa não?) fofocando e fazendo e comendo esse seu pão campeão. Tb curto muito esse nome!! =)

Anônimo disse...

Delícia. Um verdadeiro pão italiano, receita das irmãs Nenem e Irma Guidorizzi, lá de Guaxupe sul de Minas Gerais.