quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DA SÉRIE DICAS DE PORTUGAL: SINTRA, COIMBRA E O LEITÃO À BAIRRADA

Para gente amiga que conheceu esse espaço recentemente, vale informar que o blog, desde seu início, está fazendo uma série com dicas de Portugal. Nós já passamos por Lisboa, Cascais e Sintra. Como prometido, hoje vou dar dicas de atrações turísticas de Sintra e depois vamos subir no mapa. Vamos conhecer Coimbra e no meio do caminho ao Porto, iremos comer o famosíssimo leitão à Bairrada, na cidade de Mealhada!  Vamos às dicas?

Bom, como já disse no último post dessa série, Sintra é um lugar imperdível! Tem que conhecer mesmo!! Por lá, sugiro que você conheça:

1 - PALÁCIO NACIONAL DO PENA - é considerado o mais notável exemplar de arquitetura portuguesa do Romantismo. Edificado a cerca de 500 metros de altitude, remonta a 1839, quando o rei consorte Fernando II iniciou a sua adaptação a palacete. Para dirigir as obras, chamou o Barão de Eschwege, que se inspirou nos palácios da Baviera para construção. Extremamente fantasiosa, a arquitetura do Palácio mistura vários estilos tais como mourisco, neogótico, neomanuelino, dentre outras. Tudo isso porque a mentalidade romântica do século XIX tinha um verdadeiro fascínio pelo exótico.
 
SURREAL ESSA CONSTRUÇÃO!!
 EU MORRI DE FRIO POIS O CASTELO É MUITO NO ALTO!
 LÁ DENTRO NÃO PODE FOTOGRAFAR MAS ADIANTO: A VISITA É IMPERDÍVEL POIS O CASTELO É TODO MOBILIADO!! CADA DETALHE!!
2 - CASTELO DOS MOUROS - remonta ao período do domínio islâmico e às conquistas de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Conheça os vestígios arqueológicos, suba as muralhas serpenteantes e aprecie lá do alto a maravilhosa vista sobre Sintra até ao mar.

Depois de Sintra eu e meu par seguimos de carro até Coimbra (mais ou menos duas horas e meia) para conhecermos a Universidade de Coimbra, em especial, a biblioteca Joanina.  A Biblioteca Joanina é uma biblioteca do século XVIII e fica situada nas dependências da Universidade, no pátio da Faculdade de Direito. Apresenta um estilo marcadamente rococó, sendo reconhecida com uma das mais originais e espectaculares bibliotecas barrocas europeias. As estantes são todas feitas com nosso pau-brasil!! Além de local de pesquisa de muitos estudiosos, o espaço é ainda frequentemente utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais. Não é permitido tirar fotos dentro da biblioteca!

SIMPLESMENTE ESPETACULAR!! (essa foto não é de autoria deste blog)
 VALE MUITO A PENA A VISITA!!
 PENSE NUMA VONTADE DE ESTUDAR QUALQUER NEGÓCIO POR AQUI!!!!
Pois bem, conhecemos a Universidade e seguimos atrás de uma super tradição gastronômica portuguesa: o leitão assado à Bairrada, especialidade da cidade de Mealhada. Um modo próprio de criar e assar transformou o leitão no símbolo da cidade da Mealhada. Fica, aproximadamente, 30 minutos, de carro, de Coimbra. Eu já estava morrendo de fome!!Logo na entrada da cidade, um painel de azulejos já mostra a tradição da gastronomia local: leitões assadinhos!! 3 quilos faz o favor hahahahha!
Escolhemos o restaurante mais tradicional: Pedro dos Leitões. O restaurante é bem simples (lembra muito o ambiente de churrascaria) mas vive lotado. Pedimos a especialidade da casa, obviamente. A quantidade é farta e o assado lembra muito o leitão à pururuca. Acompanha salada e essas batatas chips. Eu gostei mas não me emocionei. Acho que a dica é maravilhosa mas escolheria outro restaurante! São 12 os mais tradicionais:  além do Pedro dos Leitões, a Meta dos Leitões, o luxuoso Quinta dos Três Pinheiros, Hilário, Belarmino, o Restaurante Típico da Bairrada, Rei dos Leitões, Simões dos Leitões, Floresta, Pic-Nic dos Leitões, Oásis e Churrasqueira Rocha.

ENTRADA DO RESTAURANTE
PORÇÃO E ACOMPANHAMENTOS

Mandando ver! Pobre do leitãozinho!
A próxima parada do blog será em Pinhão, localizado na região do Douro, uma região lindíssima e ainda pouco explorada! Aguardem dicas incríveis!!




Nenhum comentário: