sábado, 27 de outubro de 2012

FARINATTA: UM TESOURO ESCONDIDO EM BÚZIOS

Gente amiga, para começar a falar desse restaurante é preciso fazer uma breve introdução a fim de que vocês possam compreender a forte tradição em culinária desta família. A Elô, dona do restaurante (juntamente com o Alexandre), é irmã do Nelsinho, famoso por receber o jet set em seu "Quintal do Nelsinho", um restaurante badaladíssimo, super intimista e exclusivo. Nelsinho cozinhava para poucos e achar uma mesa por lá era dificílimo (até presidente já foi dispensado hahahaha)!!

Era início dos anos 90, quando o Quintal do Nelsinho se transformou num point freqüentado pela República da Era Collor. Nelsinho foi o autor do prato preferido do Presidente: um nhoque de batata inglesa e doce ao molho de camarão, queijo e pesto. O prato passou a ser denominado Nhoque Presidente.

Um dia, Nelsinho conheceu Búzios, encantou-se pelo pôr-do-sol buziano, viu-gostou-comprou um terreno no alto do Morro do Sapata, onde construiu sua casa-loft, onde instalou o seu "Quintal". Só chegava por lá quem obtivesse a informação "secreta" de um bom amigo pois nunca houve propaganda, apenas o boca a boca.
 
Infelizmente o Nelsinho faleceu no ano passado. Em contrapartida, para a alegria de todos, a Elô seguiu adiante o projeto de seu irmão e abriu o FARINATTA, localizado do lado esquerdo de Geribá (entre pelo trevo da Barbuda), perto da Pousada Casa Torrely (na bifurcação pegue a esquerda). É bem difícil de achar, não há placa, nem indicação alguma na frente da casa. Lá dentro? Gastronomia de alta qualidade e um ambiente que vai te surpreender.
 
 
 
O restaurante é lindo, iluminação perfeita. A própria Elô nos recebeu na porta. São poucas as mesas. Souplats lindos, provavelmente herança das andaças de Nelsinho no exterior. A cozinha é aberta e pode-se perceber todo o movimento afinado da equipe. Não existe cardápio. Elô vem à mesa do cliente e, com muita simpatia, descreve alguns dos pratos preparados para a noite. A carta de vinhos é extensa e super honesta. Optamos por um chileno de R$ 70 reais. Na hora da escolha dos pratos principais, a dúvida...tudo parecia muito apetitoso. Acabamos investindo nos dois pratos que consagraram o Nelsinho: nhoque do presidente (batata inglesa e batata doce com camarões, queijo e pesto) e Macaquito (camarões VG com purê de banana, arroz branco e farofa de beiju). Antes do principal, apreciamos um couvert bem simpático cheio de pastinhas gostosas.  
MASSA SUPER LEVE!
CAMARÕES E PURÊ DE BANANA: COMBINAÇÃO DELICIOSA!
 
A comida é divina! Esse nhoque do presidente é uma coisaaaaa. Não é à tôa que Collor gostou tanto. Os camarões também estavam deliciosos e enormes! Os pratos são servidos nessas panelinhas de cobre, um luxo.
 
De sobremesa, mais um clássico do antigo Quintal do Nelsinho: fomos de Lady Di (sorvete de queijo com goibada mole quente). A Elô foi tão simpática, que pediu para a equipe cantar parabéns para mim. Um carinho o atendimento.
 
A conta: com vinho, água, couvert, prato principal e sobremesa: uma média de R$ 150,00 POR PESSOA.
 
Ao final, lá fui eu tirar fotinho de Elô em sua cozinha super especial. Ela é uma simpatia gente amiga! Embora o ambiente seja bem intimista, com poucas mesas, me senti bastante à vontade.
 
 
E eu achando que o Bar do Zé reinava absoluto no topo da gastronomia buziana...O Farinatta, agora, disputa com ele esse primeiríssimo lugar no meu humilde coração: SENSACIONAL!!
 
O Farinatta só atende para o jantar e com hora marcada.
Tel: (22) 26231934
 

5 comentários:

Tiana disse...

Que chiquezinho.....adorei. Eu aposto que rod pediu o camarão com banana. Seria minha pedida tb! hahahaha

Anônimo disse...

Búzios é realmente surpreendente. Quando você acha que já viu tudo surge um lugar super especial como esse. Adorei a dica. Quando for a Búzios vou experimentar.
Lena

Anônimo disse...

Farinatta é um casamento perfeito de requinte e descontração. Ambiente perfeito, comida maravilhosa, vinhos de qualidade e, pra quem gosta, charutos diversos. Vc nem vai lembrar que existe rua das pedras hehehe...

Anônimo disse...

Estivemos com os filhos relembrando..com muitas saudades mas podendo constatar a continuidade da excelente culinária nos arredores de GERIBÁ, onde tudo é MAGIA!
AMAMOS!
edna

Anônimo disse...

Eu gosto do Bar do Zé. Lendo seu post fiquei com vontade de experimentar o Farinatta... Mas...De cara li: "Não recomendado para crianças" Então para mim é Bar do Zé na cabeça. Encantador, gastronomia impecável e onde casais com filhos são bem vindos!