terça-feira, 27 de agosto de 2013

DICAS DA PROVENCE: ARLES

Gente amiga, no mês de setembro Blogaluiza vai dar dicas sobre a Provence. Bom, eu sempre sonhava com o interior da França e, principalmente com essa região quando, não mais que de repente, a oportunidade pintou bem na minha frente. É que, de última hora, resolvemos embarcar na viagem de um casal de amigos. E foi uma decisão muito acertada! Tivemos o privilégio de desfrutarmos da beleza de lugares incríveis, no verão de 2009. A Tatiana Pinho, nossa parceira de viagem, foi quem elaborou o roteiro e ela foi muito feliz nas escolhas! Foi uma experiência inesquecível e maravilhosa!! A Provence é a materialização de tudo que a gente sonha mesmo. Sabe os filmes, as músicas e as diversas referências que a gente tem do lugar? Supera tudo! É realmente mágico. Para quem gosta dos simples prazeres da vida, para quem sabe contemplar, para quem curte bebericar no fim da tarde, para quem quer admirar um pouco do passado, enfim, a provence é o lugar perfeito para tudo isso e muito mais. Ali é comum perder a hora, ficar bebinha, engordar e andar, andar sem sentir. A natureza é sempre generosa e a sensação é de que o lugar te preenche de todas as formas. Muitas histórias a Provence tem para nos contar. Bom, ao invés de compartilhar essa experiência só com amigos íntimos, compartilho aqui, com todos vocês:

Hoje começo falando da cidade de ARLES (a bem da verdade a nossa primeira parada foi Marselha mas ficamos tão pouco tempo no lugar que não me considero apta a dar dicas sobre o local). Arles é uma cidade pequena e super charmosa. Fica às margens do rio Ródano e possui fortes vestígios históricos da influência romana na Provença. Isso porque a localização geográfica da cidade, entre a Espanha e a Itália, além da navegabilidade do Ródano fizeram de Arles um ponto estratégico durante o império romano. Arles é classificada como uma cidade de "Arte e História" e vale a pena conhecer.
 O primeiro vestígio da presença dos romanos em Arles é o Teatro Romano que apesar de estar em ruínas ainda é utilizado para apresentações
 artísticas de teatro, dança e música


 Olha eu ali tentando imaginar o passado do teatro!!
 O segundo é o Anfiteatro Romano (fica ao lado do Teatro citado acima), em estilo Coliseu, que está muito bem preservado para uma construção de 2 mil anos. Também conhecido como Arena por sediar touradas.
 Eu e a Tatiana felizes por estarmos ali
 O máximo né gente amiga?
 Que venham os touros hahahahahahha
Mas não são apenas registros históricos que você encontrará na cidade. Arles também possui uma energia diferenciada, pois foi aqui onde Van Gogh se estabeleceu quando decidiu sair de Paris. O pintor ficou em Arles entre 1888 e 1889 e por lá viveu em companhia de Gauguim, num estúdio batizado de Casa Amarela. Os dois artistas brigavam com tanta veemência que em uma dessas disputas, Van Gogh tentou ferir o amigo e depois, como forma de autopunição, amputou parcialmente a própria orelha e deu a uma prostituta. Esse foi o primeiro sintoma da enfermidade mental que acometeu Van Gogh até sua morte. Também foi esse o seu período mais produtivo. Em Arles, Van Gogh desenhou e pintou cerca de 300 obras. Dentre elas, O quarto, Os girassóis e Noite estrelada sobre o Ródano. Gente simples, flores e paisagens vão ocupar um lugar destacado nas suas telas. Não é para menos, Arles respira simplicidade e beleza. 
O quarto
Os girassóis
Noite estrelada sobre o Ródano

Em Arles, o casario deixa a pequena cidade ainda mais charmosa. Bom para relaxar e aproveitar. A dica é se perder pelas ruas!
Na parte da tarde o movimento se concentra, todinho, na praça do forum e por ali a vida passa bem devagar, como deve ser. Sente-se no concorrido Le café la nuit e desfrute de boa conversa e de algumas taças de vinho. Foi o que o nosso grupo fez e foi uma tarde deliciosa! Este café foi retratado por Van Gogh na pintura Terraço do Café à noite. Tenho certeza que, tal como nós, você sairá desse lugar inspirado!



2 comentários:

tatiana pinho disse...

Me lembro muito e sempre com muito carinho dessa viagem!!! E das taças de vinho no café Van Gogh! Foi um fim de tarde mágico!!! Pra nunca esquecer... adorei o psot, bjs Tatiana

Anônimo disse...

Lindo demais.