quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PELA VOLTA DOS HOMENS COM H

Gente amiga, há tempo estou para falar disso aqui com vocês e essa semana, inspirada por uma tentativa frustrada de malhar em uma badalada academia local o assunto veio à tona, novamente, na minha cabeça. 

Segundo a mitologia grega, Narciso era um belo rapaz, filho do deus do rio Céfiso e da ninfa Liríope. Muitas moças e ninfas apaixonaram-se por Narciso, quando ele chegou à idade adulta porém, o belo jovem não se interessava por nenhuma delas. As moças desprezadas pediram aos deuses para vinga-las. Nêmesis apiedou-se delas e induziu Narciso a debruçar-se numa fonte para beber água. Ao fazer isso, ele permaneceu ali, imóvel, na contemplação ininterrupta de sua face e assim morreu. 

Fiz essa introdução pois acho que ela explica, de certa forma, esse fenômeno estranho que vem acometendo essa nova geração de homens. Sim, gente amiga, os novos machinhos estão tão fascinados por si mesmos que não conseguem, sequer, pensar em outra coisa. Observo nas praias, nas academias todos eles voltados para o culto de si mesmos, do próprio corpo, escravizados por uma imagem física que consideram ideal e nessa busca, incessante, dá-lhe shake de proteína, depilação dos cabelos do corpo todo, limpeza de pele, creminhos, cêra para domar as madeixas e até pinça para aparar os cabelos rebeldes da sobrancelha. Esse território até então exclusivo das mulheres vem sendo invadido por essa horda de homens feminilizados, apaixonados e hipnotizados pela própria imagem refletida no espelho. Daí vocês vão dizer: mas o que é que tem os homens, tal como as mulheres, cuidarem da própria estética? O perigo da extinção de nossa espécie hahahahaha!

Penso que as mulheres sempre perseguiram a beleza e a juventude em nome de uma arma que sempre lhes foi muito cara: a sedução. Desde os tempos mais remotos, onde só era possível chegar ao poder através de violência, reis e imperadores conquistaram o próprio posto usando a guerra ou golpes de Estado bastante sangrentos. Sem lugar nessa "sociedade do muque", as mulheres começaram a usar estratégias mais delicadas, mas igualmente fatais e eficientes para conseguirem influência com os homens. Figuras como Cleópatra, Helena de Tróia, a sereia chinesa Hsi Shi e Btsabá, foram algumas das que perceberam que sedução e poder caminhavam lado a lado. Assim, embora as mulheres tenham conquistado seu espaço na sociedade e  alardeiem aos quatro cantos que praticam um milhão de exercícios e que se besuntam dos pés à cabeça de cremes para se sentirem bem com elas mesmas, acredito que, ainda hoje, a busca da beleza, para nós, ainda permanece, de certo modo, voltada para agradar os homens pois mais do que se sentir linda, a mulher continua querendo seduzir e, por conseguinte, dimensionar o tanto de poder que consegue exercer sobre os machos (uma delícia para o ego!). Ou seja, em regra, para as mulheres, o culto à própria imagem nunca importou em relegar os homens para segundo plano.

 Diferentemente, os grandões da new generation, estão tão maravilhados e fascinados com seus enormes bíceps tatuados que, ao que me parece, estão esquecendo de correr atrás do sexo oposto. O exibicionismo é tão presente, a fome de espelho é tamanha que mais vale ficar como Narciso, contemplando a própria imagem do que voltar a atenção para a gata dando mole ali ao lado. No dia do Natal, fui com meu par e um grupo de amigos à uma boate aqui na cidade. Bem lá para o meio da noite, uma amiga me chamou a atenção para um fato engraçado. Ali, no "chiqueirinho" reservado aos que pagaram mais caro pelo ingresso (o apartheid da ala vip dá margem a um post!), constatamos que os nossos maridos eram, ali, os únicos exemplares dos bons e velhos machos: cabelos por todo corpo, braços de porte médio, camisa pólo (hahahaha) e, principalmente, um olhinho esperto que consegue detectar, num raio de 150 metros, um remelexo de uma mulher gostosa. E lá para as tantas, depois de tanta cerveja, os topetes desgrenhados davam conta que eles não se deram ao trabalho de passar na frente de um espelho nem uma vezinha. Ahhhh, que esses exemplares não desapareçam jamais!! 




7 comentários:

Ully disse...

Seu melhor post de toda existencia do blog! Concordo absolutamente!

tiana disse...

Concordo absolutamente também. Tenho muito sono ao ver esse pessoal de sobrancelha feita, gel pra arrepiar o topete, braço que não cabe na manga da camisa, e olhar a procura do espelho mais próximo. Acho que uma academiazinha básica pra manter uma dignidade não mata ninguém (nem homens nem mulheres), mas é só. No resto do tempo, vá trabalhar, ler um livro, tomar um banho de cachoeira, comer uma pizza....

Anônimo disse...

Formidável!

Anônimo disse...

Beleza de post...uma grande verdade pois os valores e conceitos hoje são outros. Tantas coisas simples na vida como disse a Tiana deixam de ser usufruídas. ADorei!!
Aline A. de AZevedo

Bia Siqueira disse...

Porque homem que é homem tem que ter pancinha, pêlos pelo corpo e gostar mais de bunda de qualquer mulher do que da dele!

A Dona da Cozinha disse...

Adorei!!!!
Bjs,
Paula Cabral

BLOGALUIZA disse...

Não é meninas????? Beijo em todas!