sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RECORDAR É VIVER

Gente amiga, hoje, finalmente cheguei a praia. Estou aqui, sentada na rede escrevendo para vocês e a brisa é tanta que me faz sentir até vontade de colocar um casaco. Juro!!! Todo ano é a mesma coisa...chegamos, colocamos as coisas em ordem e inauguramos mais um ciclo. Lembrei de um texto que escrevi no ano passado e que se repete esse ano (com exceção de hoje ser sexta). Compartilho aqui com vocês:

Tomamos o carro e chegamos por essas bandas de cá. Adoro o fato de hoje ser quinta e eu estar totalmente entregue ao ócio. Acho isso meio subversivo. Parece que estamos sem rumo, livres de verdade e isso me agrada embora eu agradeça todos os dias à Deus (e outros santos tb) os caraminguás que comparecem todos os meses na minha conta bancária. O céu tá lindo, a grama mais parece um campo de futebol... e o par ensaia uma carninha para queimar. Puxo uma cerveja, puxo duas, puxo três. Talvez hoje eu seja presa fácil. Talvez até me jogue na piscina ou chore ao ouvir uma música que me emocione. Corto uns seis dentes de alho para besuntar alguns pães com algum preparado viscoso. Enquanto minhas mãos fedem, alguns pensamentos inundam a minha cabeça. Uns bons outros ruins. Esses dias me perguntaram porque gosto daqui. Fiquei pensando...Acho que só quem é daqui ou filho de quem é daqui entende o amor por essas bandas de cá. É um vento, uma brisa, uma maresia, um fazer nada, um fazer tudo que preenche e esvazia. E tem a rede, ahhhh a rede que a gente se deita e se assanha! E os picolés, os caranguejos, alguns amigos e um portão sempre aberto que acolhe quem vem de fora, quem vem de dentro, quem vem atrás de uma cerveja gelada e de jogar conversa fora. E no meio disso tudo tem a paz de olhar para o céu e o parar para pensar na vida, para ler um livro, para tostar o bacon, para refletir quantas celulites novas arrecadamos com o passar de um ano e as juras vãs de começar a ginástica na semana seguinte enquanto devoramos um pedaço de carne com gordura. Também tem todo mundo junto e misturado, a família reunida, a escassez dos aparelhos de Tv, as rusgas, os risos e o banho de mar ao luar. O pão de alho ficou uma merda. O meu único compromisso de amanhã é, talvez, ir atrás de uma receitinha digna para incrementar o churrasco

Um comentário:

Anônimo disse...

Ana, adorei e me identifiquei, já que também amo essas "bandas de cá". Muitos verões, infância, adolescência, amigos, grande amor, e hoje com meus filhos, que também amam esse paraíso! Adoro viajar, mas entre dezembro e fevereiro daqui não saio, daqui ninguém me tira!! E é fato: Só quem cresceu nessa praia entende a magia desse lugar.
Eu, como muitas leitoras, não comento muito, mas estou sempre ligada esperando novos posts. Dou muitas risadas com seu jeito divertido e "digno" de escrever.
beijos,
Nathalia P.