quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O PARAÍSO É LOGO ALI: POUSADA ALCOBAÇA

Gente amiga, o post de hoje é dedicado a um lugar que eu adoro e que revisitei nesse fim de semana: a Pousada Alcobaça! Nesse mundo de coisas e sentimentos tão fakes em que vivemos, dá um gosto enorme quando me deparo com algo tão verdadeiro, simples e cheio de alma. É assim esse lugar. Há um tempo me hospedei na Alcobaça e gostei demais (AQUI). Dessa vez, gostei mais ainda.
Pois bem. Saímos do Rio na segunda e fomos direto para Itaipava  e quando chegamos por lá, todos os restaurantes fechados (eles só abrem a partir de quinta). Daí liguei para a Alcobaça e perguntei se o a casa estava aberta para o almoço. A resposta foi pronta! "Sim, estamos, mesa para quantas pessoas?
Daí pegamos o caminho para Corrêas, que fica uns 5 minutos de Itaipava e por lá chegamos. Logo na entrada, a gente já sente o clima diferente, um friozinho que bate mais forte e um jardim tão verde, tão verde, que mais parece uma tela impressionista.

 Maria do Céu (achei muito apropriado esse nome!) estava nos aguardando e nos conduziu a sala mais aconchegante do lugar, situada ao lado daquela cozinha perfumada. Nos sentamos numa mesa redonda, com uma toalha xadrez e para todo os lados podíamos ver as flores e os arranjos tão lindos e tão naturais que a Pousada, cuidadosamente, nos presenteia. 

 No restaurante da Alcobaça, o cliente opta se come truta, massa, carne ou frango e tem a liberdade de escolher qual acompanhamento deseja. O acompanhamento a gente pode repetir quantas vezes o estômago mandar. Quer farofinha de ovo? Quer legumes salteados na manteiga? Quer batatinhas coradas? Uma polenta frita crocante? Pois aqui, você fica à vontade. Mas uma observação! No cardápio consta, expressamente, que o restaurante não serve carne vermelha bem passada. Muito justo, justíssimo! Começamos com uma salada linda, direto da horta magnífica da D. Laura, uma distinta senhora de 83 anos que ainda comanda o lugar.

Truta defumada, folhas variadas, tomates, palmito, manga, melão e molho de mostarda
Depois variamos bem! Eu e papai escolhemos truta, meu par foi de frango caipira com polenta (hummmm!!!) e minha mãe carne assada no fogo à lenha com massa. Todos os pratos deliciosos! Nenhuma espinha nessa truta!
 Depois fomos desfrutar dos jardins da Alcobaça e vimos tanta beleza, ficamos tão maravilhados que deu vontade de passar a semana por ali.

 A horta mais farta e linda!


 Um abraço amigo hahahahaha
 Azaléias, orquídeas, enfim, flores por toda parte
 Um lugar maravilhoso gente amiga! 
Para quem tem sensibilidade de enxergar o belo nas coisas simples, na natureza, na boa comida, é um programão!
 Um verdadeiro paraíso incrustrado na pequena e pacata cidade de Correas.
 Para viver e ser feliz!

terça-feira, 5 de agosto de 2014

LANCHE FÁCIL

Gente amiga, hoje, véspera de feriado vou passar uma diquinha de lanche simples e fácil de fazer! Uma pizza super gostosa e com ingredientes deliciosos que pode te socorrer em várias situações. Sabe quando a criançada vai assistir filme na sua casa? Eles vão adorar! Anotem aí:

Pão árabe - eu compro sempre o do Kantão do Líbano! A massa fica super mega crocante.
Molho de tomate Passata
Presunto cozido ou cru (Parma ou Tessinês)
Muçarela (é assim mesmo que escreve tá?) de búfala
Champignons 
Tomates cereja cortados ao meio
Manjericão
Uma pitada de sal
Azeite (comum ou trufado)

Coloque o pão árabe na frigideira e esfregue, com as mãos de um lado para o outro até que os dois lados fiquem assados. Abaixe o fogo. Coloque o molho de tomate com uma colher e espalhe. Eu sempre uso molho de tomate natural pois dá outro sabor aos alimentos! Compro sempre o Passata da La Pastina no hortifruti, olhem:

 Bom, logo depois, coloque o presunto picadinho, a muçarela de búfala (no dia eu só tinha parmesão ralado), a azeitona, os champignons, os tomatinhos cereja cortados e a pitadinha de sal. Ao final, regue com um fio de azeite extra virgem ou trufado. Coloque uma tampa e espere o queijo derretar. Voilá está pronta!

 No Rei do Queijo você encontra o azeite trufado da Asaro, esse aí abaixo. Da série: frescurinhas que a gente ama né gente amiga?


DICA DE FILME: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

Gente amiga, no domingo assisti a "12 anos de escravidão" e curti muito! O filme conta a história de Solomon, um homem negro livre que em 1841 foi atraído por uma proposta de emprego, sequestrado e vendido como escravo, situação essa na qual passou mais de uma década, sendo libertado somente em 1853.
A história é super envolvente e a gente fica o tempo inteiro se questionando acerca dos horrores da escravidão e como ela conseguiu fincar raízes entre os humanos durante tanto tempo. O filme me conduziu à conclusão de que somos criaturas extremamente vulneráveis, dependendo sempre da moral "instituída" num determinado tempo e lugar. 
A ordem vigente, o conceito de certo e errado, os princípios que regem a humanidade, tudo isso pode ser relativizado e modificado, dependendo dos interesses em jogo. As relações de poder e submissão sempre tão presentes entre nós. Resumindo? Faz a gente refletir pra caramba. Eu adoro filme assim, e vocês?